PROJETO PLURALIDADES NO MOVIMENTO FEIRAS

O Projeto de Formação, Apoio à Organização e Participação de Professores e Alunos em Feiras de Matemática, Ciência e Tecnologia mudou de nome e agora se chama PLURALIDADES NO MOVIMENTO FEIRAS.

O Projeto em 2022/2023 objetiva apoiar a formação, a organização e a participação de docentes e acadêmicos em Feira de Matemática, Ciência e Tecnologia do IFC Campus Rio do Sul – FETEC – e de Instituições coopromotoras integrantes da Comissão Permanente Regional da Feira de Matemática, tais como FRMat e FRCTec.

Diante dessa pretensão, ao considerar a diversidade de espaços que esse coletivo se insere e a continuidade das ações nesses espaços sem esquecer que compartilhamos objetivos comuns, justificamos a nomenclatura PLURALIDADES NO MOVIMENTO FEIRAS.

Mas nossa história não inicia em 2022 e sim, há mais de três décadas. O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul participa com representantes da Comissão Permanente de Feira de Matemática desde 1996, em vários âmbitos. Desde então, foi parceiro na gestão de edições da FMat, na formação de professores orientadores/ avaliadores, na pesquisa sobre temáticas relativas à FMat, na garantia do caráter público das feiras, na evolução com estudo epistemológico de avaliação, dentre outros.

Toda esse envolvimento com a FMat, um processo que ocorre em movimento e em rede –  Movimento em Rede da Feira de Matemática (MRFMat), foi instituído no campus a Feira Interdisciplinar de Matemática Aplicada (FEIMA) que conduziu à duas outras ações: (i) a inserção da matriz curricular da EAFRS (antiga denominação do IFC Campus Rio do Sul) do Projeto de Iniciação Científica (desde 2001); (ii) ampliação da FEIMA para , e levou a FETEC (Feira de Conhecimento Tecnológico e Científico).

Atualmente o Projeto está registrado no Curso de Licenciatura em Matemática e dele fazem parte, principalmente, professores e estudantes do curso.