Histórico
A pesquisa científica é fundamental para o desenvolvimento tecnológico da sociedade. A inserção do aluno na pesquisa e produção científico-tecnológica tem considerável importância na sua formação, podendo ter início já no ensino médio e, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, p. 34 e 37) recomendam que a iniciação científica seja promovida na Educação Profissional.
Aqueles que têm contato com pesquisa científica no ensino básico apresentam vantagens ao ingressar nos cursos subsequentes e superiores, em relação àqueles que não o tiveram. Senso crítico, poder de argumentação, socialização dos conteúdos com os colegas e, o contato direto com a leitura são alguns exemplos que podem destacar a importância comentada anteriormente.
O Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, desde 1996, incluiu no calendário escolar a realização de feiras para exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio, com os objetivos de instigar o desejo de realizar um projeto de iniciação científica com um tema de livre escolha e, de comprometer o aluno a socializar com a comunidade interna e externa, os projetos desenvolvidos.
Ocorreram quatro edições de feiras com a denominação de Feira Interdisciplinar de Matemática Aplicada – FEIMA, cujo critério no desenvolvimento dos projetos era aplicação de conteúdos matemáticos. No ano de 2000, sentiu-se a necessidade de ampliar o espaço de exposição e, então, ocorreu a primeira edição da Feira de Conhecimento Tecnológico e Científico – FETEC. A maioria dos trabalhos expostos eram oriundos do Projeto de Iniciação Científica que ocupou espaço na matriz curricular do Ensino Médio após 2000.
Em 2010, aconteceu a XI FETEC e a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos – MTA. A FETEC continuou sendo um espaço de socialização de trabalhos de iniciação científica, abrangendo desde a implantação do projeto até a análise dos resultados. Já a MTA oportunizou a exposição de projetos de pesquisa, protótipos e demonstração tecnológica. O processo de desenvolvimento dos trabalhos aconteceu num ambiente educativo e exigiu determinação, tempo, dedicação, flexibilidade e força de vontade para que o resultado final ocorresse conforme o desejado.
Atualmente, como campus do Instituto Federal Catarinense, a instituição está em fase de ampliação e possui novos desafios, pois além de trabalhar com a educação profissional em nível médio também tem caráter de universidade. Dispõe de cursos técnicos em nível médio, cursos subsequentes e de 5 cursos superiores (Licenciatura e Bacharelado).
A XVI FETEC é um ambiente de socialização da construção/reconstrução de saberes nas diversas áreas do conhecimento, da materialização e divulgação de estudos, pesquisas, experiências e práticas desenvolvidas pelos alunos e servidores do IFC e a Comunidade da qual ele faz parte. Esse evento oportunizará a apresentação de parte do conhecimento científico-tecnológico desenvolvido em âmbito escolar.
Esta nova dinâmica justifica a ampliação da FETEC através da participação da comunidade interna e externa. Nesse espaço, todos os interessados em socializar experiências científicas e pedagógicas através de comunicação oral e painel, vem complementar a exposição dos projetos de pesquisa consolidados no Instituto e, agora também, da comunidade a qual ela faz parte.